sexta-feira, 23 de maio de 2014

Pokemon XY - Metagame 2/10 - Definindo os papéis

A primeira experiencia de todo jogador com pokemon é pelo "story mode", onde não é necessário um nível muito profundo de estratégia. Por isso acabamos criando times rápido e fortes, 100% ofensivos, apenas com golpes de dano dos tipos mais variados para derrotar qualquer pokemon em apenas 1 ataque. O que garante que essa estratégia funcionará é o desequilíbrio de level entre o nosso time e os times dos NPCs. No jogo competitivo, espera-se que os adversários possuam um nível mais alto de estratégia e times mais equilibrados. Consequentemente, aqueles times que estamos acostumados não conseguem ter o mesmo desempenho.

Como já foi dito antes no post sobre criação de um time, para conseguirmos um bom desempenho no competitivo, precisamos aprender a usar as diferentes funções que um pokemon pode ter. Num geral essas funções de dividem em ofensivas, defensivas e utilidade. Basicamente, é preciso conseguir atacar antes para derrotar pokemon muito ofensivos e pouco defensivos, sobreviver a ataques daqueles que são mais rápidos, e inutilizar aqueles que podem causar muito estrago.

Partindo do ponto que um pokemon pode desempenhar mais de um papel e que é possível cobrir todos os pontos fracos de um time sem ocupar os 6 espaço dos time, temos algumas vagas para os papéis que faltarem.


Não existe muito segredo, obviamente é importante possuir alguns membros com uma boa variedade de ataques, alguém precisa conseguir causar dano rapidamente, os sweepers. Também interessante ter alguém no time que consiga levar ataques neutros sem sofrer com isso, conseguindo quebrar o ritmo do oponente, de preferência um para ataques físicos e um para ataques especiais, as walls. Seu oponente também terá recursos defensivos, então é necessário ter alguém que quebre essa defesa, seja um pokemon de set up que ganhe muitos boosts e consiga derrubar as walls em poucos golpes, ou um pokemon defensivo que consigo envenenar, queimar ou sugar vida ao mesmo tempo que segura o oponente e deixa o tempo cuidar dessas barreiras. O último papel a ser definido é alguém que consiga neutralizar jogadas que quebram seu estratégia básica. Por exemplo, se o time usa muitos membros nas jogadas e fáz muitas trocas, um spinner ou defoger é necessário para limpar as armadilhas que podem minar o time inteiro. A questão aqui é definir as possíveis desvantagens estratégicas e ter uma resposta para isso, mas isso é uma assunto mais complexo que merece um post exclusivo para isso.

Este foi o segundo post sobre os conhecimentos básicos do jogo. O próximo será uma análise sobre os golpes e suas características. Gostou da matéria? Não Gostou? Acha que algo poderia ser abordado de forma diferente? Deixe sua opinião nos comentários! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário