segunda-feira, 26 de maio de 2014

Pokemon XY - Metagame 3/10 - Non-Damage Moves

Ao jogar o Story Mode, nos preocupamos apenas com os golpes que causam mais dano e ignoramos aqueles que possuem funções diferentes, mas no competitivo temos partidas mais equilibradas e não precisamos que o mesmo time derrote vários treinadores seguidos sem se recuperar. Muitas vezes um golpe que não causa dano pode ser mais útil:

- Entry Hazards
Stealth Rocks, Spikes, Toxic Spikes e Sticky Web são exemplos de golpes que não causam dano mas limitam o oponente, impedem que ele troque procurando tomar uma vantagem ou punem seus pokemon por buscar essa vantagem trocando.


- Status Moves
Toxic, Thunder Wave, Sleep Powder, Will-O Wisp e muitos outros, são golpes que causam algum status negativo sem causar dano. Ao enfrentar um Wall, algum setup que recupere HP facilmente, algum pokemon muito rápido e forte, ou cheio de buffs, sleep ou paralyze podem garantir alguns turnos com o oponente sem tomar ação, e isso pode ser suficiente para eliminar essa ameaça. Sleep funciona de forma a ter mais chance do oponente não ter ação, já paralyze reduz a velocidade para 25% do original, então mesmo que o oponente não perca ações ele perderá a iniciativa. Poison e burn fazem o pokemon levar dano adicional do final de cada turno, tornando o seu noucaute uma questão de tempo. Poison causa um dano maior a cada turno, sendo uma solução contra pokemon com formas de recuperar HP. Burn, além de causar dano, diminuir o Atk pela metade, sendo ótimo para eliminar pokemons de ataque físico.


- Buff & Debuff Moves
Swords Dance, Dragon Dance e Calm Mind são alguns dos inúmeros exemplos de Buff Moves. Mas porque eu perderia um turno aumentando a minha força sendo que atacar duas vezes causaria o mesmo dano ou até mais? Porque os pokemon que usam esses golpes normalmente fazem um combo completo de buffs. Como um Dragonite com Marvel Scale entrando em campo no momento certo, o oponente será obrigado a trocar de pokemon e mesmo no turno seguinte ele levará pouquíssimo dano no primeiro ataque e depois será mais rápido e mais forte que o time adversário inteiro. Ou algum pokemon com Sucker Punch/ Extreme Speed + Focus Sash, Mesmo sendo frágil, sobreviverá a um ataque graças ao Sash, conseguindo usar dobrar o ataques com swords dance, e com os golpes de prioridade garantir muito dano e talvez muitas kills, mesmo estando com 1HP. Debuffs funcionam na mesma forma, partindo do ponto que os pokemon ofensivos normalmente possuem uma deficiência defensiva, garantir que eles não derrotarão seus adversários em um golpe pode ser o suficiente para derrotá-los.


Golpes que não causam dano também podem ser úteis contra alguns golpes que só funcionam ou são mais prejudiciais contra golpes ofensivos. Sucker Punch é um golpe de prioridade que só acerta se o adversário escolheu um golpe ofensivo. Protect, Detect, King's Shield e Spiky Shield são golpes que deixam o usuário completamente imune por um turno mas têm grandes chances de falhar se forem usados em repetidamente, uma opção de jogada nesse momento é ganhar buff enquanto o oponente se protege e atacar com mais força no turno seguinte, quando o oponente dificilmente conseguirá se proteger. Essa foi a matéria de hoje sobre os conhecimentos básicos de pokemon. Gostou? Nâo Gostou? Acha que faltou alguma coisa ou que eu poderia ter abordado o assunto de forma diferente? Sua opinião é muito importante! Deixe-a nos comentários! =D

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